terça-feira, 12 de março de 2013

Sushi possue muitas calorias? dicas

Sushi possue muitas calorias?

A comida japonesa vem ganhando espaço e já é uma das mais consumidas no mundo. Segundo o jornal Daily Mail, o principal motivo para essa onda de popularidade é a reputação de que o sushi seria uma opção de refeição saudável. Mas essa comida não é tão leve como todos pensam. 

Pouco peixe

Muitas pessoas acreditam que comer sushi é a melhor maneira de seguir a recomendação de ingerir pelo menos duas porções de peixe por semana. No entanto, esse prato na realidade possui pouca quantidade de proteína. Especialistas em saúde dizem que uma porção de peixe deve pesar 140g mas, em média, o peixe encontrado em sushis pesa apenas 5g. Portanto, para atingir a cota ideal seria necessário comer 28 porções de sushi. Nas versões vegetarianas o prato possui ainda menos proteínas.

O sashimi, fatia de peixe cru, é a melhor opção se você está interessado em aumentar a dose de proteína, ômega-3, vitaminas e minerais de seu prato. Este prato de comida japonesa também possui poucos carboidratos processados. Outra coisa ruim é que nem todos os peixes estão na qualidade ideal para fazer esse tipo de prato.
O atum pode conter mercúrio, uma toxina que pode afetar os rins e o sistema nervoso. Não há problemas no consumo de sushi feitos em lojas e restaurantes especializados, que sigam as recomendações da vigilância sanitária. 

Excesso de carboidratos 

O arroz branco é o principal ingrediente do sushi, chegando a representar até 75% do prato. A versão utilizada na culinária japonesa é muito processada, fazendo com que o arroz perca vitaminas, minerais e fibras, que ajudam na digestão e saciedade. Além disso, o grão é cozido não apenas em água, mas também em uma quantidade considerável de açúcar, vinagre e aromatizante. Isso significa que seu almoço  "saudável" pode conter a mesma quantidade de carboidrato processado do que três fatias de pão branco.

Nutrientes insuficientes

O sushi recebe uma fina camada de alga, que possui fibras, cálcio, ferro e potássio, porém a dose é inferior a recomendada por dia. Seis sushis contêm apenas 1g de alga, o que não chega a 1% do consumo feminino ideal de ferro e cálcio. O recomendado é 80g por dia.

Sal excessivo

Outro problema do sushi é a grande quantidade de sal, pois além da porção utilizada para o cozimento do arroz, o prato ainda leva molhos salgados. Peixes defumados e vegetais em conserva também levam sal fazendo do que um único sushi possa conter até 0,5 gramas de sal. A dose diária recomendada é de no máximo 6 gramas.

Engorda 

Bem isso é uma coisa séria, nem todos os combos do do sushi são realmete bons para saúde, um combo ruim pode ter o mesmo número de calorias que um hambúrguer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário