quinta-feira, 7 de março de 2013

Colesterol alto? informações e dicas


O colesterol é um tipo de gordura encontrada naturalmente em nosso corpo em geral, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta, no caso sua alimentação.

Existem dois tipos de colesterol no sangue. O LDL mais conhecido como colesterol "mau ou ruim", esse é colesterol, que promove o depósito da gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total do colesterol em circulação. Quanto maior o LDL-C, maior o risco de problemas.

O HDL mais conhecido como colesterol "bom" colesterol, transporta o colesterol das células para o fígado, eliminando-o pela bile e fezes. Fornece proteção contra a arteriosclerose e, se o seu nível está baixo, o risco de doença cardiovascular aumenta.

Para manter seu colesterol normal e bom mater uma dieta saudável, nada de comer muita fritura, isso é a principal causa de aumento do mau colesterol, tente comer frutas, verduras, fazer exercícios para ficar em forma. Um dos vilões é a tal gordura saturada que está presente principalmente em alimentos industrializados, fique de olho, não passe do limite e seja feliz para o resto da vida! espera não é bem assim não, na verdade o mau colesterol pode ser um característica hereditaria, por isso temos que tomar cuidado seja qual for o modo de vida da pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário