sábado, 12 de janeiro de 2013

5 Dicas para não perder sua carteira

1. Carregue na carteira somente o necessário

Quanto mais coisa você carrega, mais terá com que se preocupar no evento de uma perda ou roubo. Mantenha na carteira somente o que realmente precisa no seu dia-a-dia, evitando não só o que é desnecessário, mas também informações que possam colocar você ou sua família em risco.

2. Use cópias autenticadas de documentos, quando possível

Deixe os originais em casa se possível. Opte por esta alternativa quando for sair. Se sua carteira for dar um passeio sem data para retorno, você não precisará se preocupar com a emissão de novas vias dos originais.

3. Coloque dentro da carteira uma informação de contato

Na hipótese de que alguém encontre sua carteira e queira tentar devolvê-la, essa pessoa precisará de uma forma para entrar em contato com você. Você pode, inclusive, colocar um cartão com os dizeres: “Se você encontrar esta carteira, por favor entre em contato através do email…”, Ou até mesmo um telefone.

4. Tenha versões digitalizadas dos documentos originais

Se você carrega originais na carteira, tire fotos de tudo o que precisará ser reemitido ou cancelado na hipótese de extravio. Frente e verso. Tenha imagens dos seus cartões de débito e crédito, CIC, RG, carteira de motorista, etc. Esta é uma referência visual que pode ser bastante útil.

5. Cuidado com senhas!

Pode parecer questão de bom senso, mas muita gente ainda comete o erro de anotar senhas de cartões e guardá-las dentro da carteira. Não faça isso! Em mãos erradas, você entrega sua conta bancária de bandeija para quem quiser usá-la, e só parar para pensa um pouco, se for roubado o ladrão já vai está com tudo pronto para fazer o que querer com seu cartão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário