terça-feira, 1 de maio de 2012

10 Dicas para usar bem o microondas

  1. Recipientes plásticos podem ser usados para descongelar, preparar bolos, legumes, aquecer líquidos e alimentos.
  2. Utensílios de vidro refratário podem ser utilizados para cozinhar e aquecer com segurança, desde que não tenham frisos ou detalhes metálicos. Para cozinhar e aquecer em altas temperaturas, use vidro próprio para microondas.
  3. Recipientes de louça e porcelana resistentes, sem detalhes metálicos podem ser usados. Os pratos são úteis quando se cozinha para uma pessoa e também podem servir como tampas.
  4. Vasilhas de cerâmicas vitrificadas servem para cozinhar ou aquecer. Para aquecer por breves períodos, pode-se usar vime ou outro material natural.
  5. Não use cerâmicas que não sejam vitrificadas por dentro e por fora, nem plásticos como melamina e poliestireno.
  6. No microondas, os legumes conservam todos os nutrientes, pois são cozidos no vapor. Para fazer batatas, coloque 500g do legume picado e 1/4 xícara de água em refratário ou recipiente plástico com a tampa sem vedar, e leve ao micro de 7 a 9 minutos em potência alta.
  7. Para que as batatas assadas mantenham a superfície seca, embrulhe-as em papel toalha durante o cozimento, retirando o papel assim que sair do forno.
  8. Para ferver um copo (250ml) de leite ou água, leve ao microondas por 1 a 2 minutos na potência alta.
  9. Prepare almôndegas com 1/2 kg de carne moída, 1 pãozinho, 1 ovo e temperos a gosto. Leve ao micro por 4 a 5 minutos em potência alta, vire as almôndegas e cubra com molho refogada (1 lata). Volte ao microondas por mais 4 a 5 minutos, tampando o refratário. Deixe descansar por 5 minutos e sirva.
  10. Na hora de preparar carnes, aves, peixes, arroz ou qualquer outra receita que envolva cozimento, tampe o refratário para cozinhar mais rápido e manter o alimento aquecido por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário