terça-feira, 31 de julho de 2012

Nokia N-Gage

Celular, player de música e vídeo, funcionalidades de PDA, acesso à internet e jogos, inclusive com várias pessoas ao mesmo tempo online. Aquilo que poderia muito bem ser o perfil de um moderno aparelho – ou de uma propaganda de “Hiphone 5” – na verdade é a maneira de descrever o Nokia N-Gage. A primeira tentativa séria de unir jogos e celular em um único aparelho. Com a evolução dos celulares no início da década de 2000, os aparelhos começavam a deixar apenas de ser um telefone que se poderia levar para qualquer lugar e começaram a se tornar máquinas com cada vez maior número de funções.

Não demoraria muito para que pequenos jogos com o objetivo de entreter o usuário durante poucos minutos fossem lançados juntos com os celulares. Mas nem de longe estes jogos chegavam ao nível dos portáteis da época, - aka Game Boy Advance.

Em outubro de 2003 a Nokia entrou no mercado com o N-Gage. Mais do que um celular com funções de videogame. Um portátil que também tinha funções de celular. Com um projeto com várias falhas, inclusive no hardware e jogos que, embora tivessem uma boa qualidade gráfica não eram superiores aos de Game Boy Advance, o N-Gage vendeu 100 vezes menos que o portátil da Nintendo. O fato de custar 2x mais caro também atrapalhou os planos da Nokia.

Tentando resolver estas falhas de hardware a Nokia lançou menos de um ano depois o Nokia N-Gage QD, mas a má fama do nome N-Gage, a falta de jogos e o iminente lançamento do Nintendo DS e PSP acabaram enterrando as esperanças da Nokia.Mas pelo jeito a Nokia não desistiu, não sabemos se é ou não verdade, mas pelo jeito vem ai o novo Gage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário