terça-feira, 18 de junho de 2013

Dicas e Truques para facilitar suas pesquisas no Google

 Dicas e Truques para facilitar suas pesquisas no Google 

 Que o Google vem ajudando as pessoas em pesquisas escolares e dúvidas gramaticais desde 1998 todos já sabem. Mas a ferramenta de buscas pode fazer bem mais que isso. É possível consultar a programação do cinema, comparar preços de diversos produtos, descobrir o horário dos jogos do seu time e até fazer cálculos sem ter que abrir site por site dos resultados da pesquisa. Veja abaixo algumas dicas para encontrar o que está procurando sem sair do Google.

Qual filme está passando?

Descobrir quais filmes estão sendo exibidos no cinema perto da sua casa é mais fácil do que se imagina. Ao digitar a palavra “cinema” no campo de busca, o Google mostra um novo espaço para pesquisa, onde você deve inserir o nome da sua cidade ou bairro. Feito isso, você verá os cinemas mais próximos com endereço e programação. Também é possível filtrar por filme ou horário. Só faltou vender a pipoca.

Programações esportivas

Nem todos os times têm tabelas de jogos atualizadas em seus sites, mas, se você torce para algum dos maiores times de futebol do Brasil, é bem simples encontrar o horário dos próximos jogos. Basta digitar o nome do seu clube de coração e o Google apresentará a informação desejada.

Notícias do mundo todo

Como na imagem abaixo, basta digitar o termo sobre o qual você quer ler as notícias recentes (no caso, “Dilma Bolada”) e clicar em “Notícias”, logo abaixo do campo de buscas. Os resultados serão apresentados por ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo. Você ainda pode filtrá-los por conteúdo, data ou relevância, clicando em “Ferramentas de pesquisa”. ÊTA PRESIDENTA CONECTADA!

Compare e compre

O recurso Google Shopping pode ser muito útil para os usuários. Através dele, é possível encontrar um produto com preço, especificações e link para a loja online onde ele está sendo vendido. Para isso, digite o nome do produto que deseja encontrar e clique em “Shopping”, logo abaixo do campo de busca. Você pode personalizar a pesquisa com alguns filtros no botão “Classificar por”, escolhendo entre as opções “preço” ou “comentários dos usuários”, no canto superior direito da tela. Vale lembrar que a exibição no Google Shopping não é neutra, pois as lojas podem pagar algum valor ao Google para influenciar a apresentação do resultado.

Encontre empresas e serviços

Já no Google Places, o que está em jogo não são os produtos, mas empresas e serviços. Na hora que bater aquela fome, basta pesquisar, por exemplo, pela expressão “pizzaria rio de janeiro” e clicar em “Mais” e depois em “Places”, logo abaixo do campo de busca. Você verá nome, endereço e telefone de várias pizzarias da região. Posicionando o cursor do mouse sobre uma delas, o Google vai facilitar ainda mais a sua alimentação, mostrando em um mapa como chegar ao restaurante escolhido.

Será que vai chover?

Para consultar a previsão do tempo na sua cidade, basta digitar “tempo+ nome da cidade”. Você verá a temperatura prevista para os próximos sete dias e ainda a porcentagem de chuva e umidade e a velocidade dos ventos.

Calculando

Já que uma das maiores funções do Google é ajudar os alunos a passar de ano, por que não mostrar o resultado de cálculos matemáticos? Pois é isso que o Google faz quando você digita a equação no campo de busca. Ele mostra o resultado da conta e uma calculadora para você usar sem sair da página do Google. Nada de usar na hora da prova, hein, pessoal?!

Outras curiosidades…

Estas são apenas algumas dicas que podem facilitar o dia a dia de usuário das buscas do Google. Entretanto, existem várias outras como horários de vôos, a hora do nascer e do pôr do sol e dados demográficos de cidades ou países. Novas ferramentas são inventadas constantemente pela Gigante de Montain View e você pode encontrar outros truques menos úteis, porém mais curiosos no blog “Por dentro da pesquisa”, do próprio Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário